domingo, 10 de julho de 2011

dicas para ageitar sua unhas


Há quem as prefira pintadas ou naturais, curtas ou compridas, porém quando se tornam quebradiças, descascam ou encravam, as unhas começam a incomodar as mulheres. Sem dúvida, elas são umas das muitas preocupações, do público feminino quando o assunto é beleza. Contudo as unhas devem ser vistas não só como embelezadoras das mãos, mas sim como parte primordial ao nosso corpo, que necessita de cuidados especiais quando não está bem. Por isso, veja algumas dicas de como cuidá-las, deixando-as bonitas, e, sobretudo, saudáveis.

A atenção especial dada ás unhas, vem, principalmente, por parte das mulheres. Afinal, ter mãos bonitas inclui tratar deste pequeno detalhe. Porém, não basta apenas pintá-las, os cuidados devem ir além, principalmente quando elas encontram-se encravadas, quebradiças, descamando, descolando, esbranquiçadas ou com micoses.

UNHAS ENCRAVADAS

Os cuidados iniciais devem começar pelo corte, pois quando realizados erroneamente resultam em unhas encravadas. Portanto, elas devem ser cortadas com as bordas sempre visíveis, ou seja, fora da pele. Vale lembrar que as unhas se moldam de acordo com o formato de cada dedo, por isso, evite exagerar no corte dos cantos. Para as unhas do pé, opte pela forma quadrada, pois isso evita que elas encravem.

UNHAS QUEBRADIÇAS E QUE DESCASCAM


Já quanto as unhas quebradiças, fracas e que descascam[b], um dos motivos pode ser o ressecamento. “No verão, elas estão mais propensas a esses problemas, por causa da maior exposição ao sol, contato com a areia e com o cloro da piscina", explica a dermatologista [b]Katleen Conceição, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Para evitar esse problema tão comum, o ideal é mantê-las hidratadas. São várias as recomendações, dentre elas: ficar pelo menos uma semana por mês sem esmalte, assim é possível lubrificá-las e usar bases fortificantes, em especial, as que contêm “formol” (cuidado com excesso de uso, que pode provocar o efeito inverso). Além disso, diminua o uso de removedores de esmalte, optando por aqueles que não contém álcool, como as acetonas; procure por cremes a base de uréia, óleo de semente de uva, lanolina ou silicone; lixe as unhas com cantos arredondados, e se possível pinte-as com menor frequência.

Segundo, a dermatologista Katleen, não é recomendável remover a cutícula, deve-se apenas tirar os excessos, visto que a mesma protege o espaço vazio entre a unha e a pele do dedo. O ideal mesmo é apenas empurrá-la. E um alerta para quem gosta de unhas postiças: os produtos usados para colá-las, são fortes e em excesso podem ser prejudiciais.

UNHAS DESCOLADAS E ESBRANQUIÇADAS

Para as unhas descoladas ou esbranquiçadas a atenção deve ser redobrada, pois tais características podem ser indícios de doenças de pele, como micose ou psoríase (doença inflamatória da pele). Sendo assim, torna-se essencial a visita ao médico, pois apenas um exame clínico ou laboratorial poderá diagnosticar o problema.

OUTROS FATORES
Além dos fatores citados acima, existem outros que podem prejudicar a saúde de nossas unhas. Um deles, muito importante é: a alimentação desequilibrada. Uma dieta balanceada, rica em vitaminas e minerais como biotina, zinco, silício, vitamina A e aminoácidos, sem dúvida, é fundamental para a saúde das unhas.

O uso de muitos produtos químicos, problemas tireoidianos ou causados pelo diabetes, também podem alterar o estado de suas unhas – mais um motivo importante para ir ao médico e investigar as causas.

CUIDADOS ANTI-SÉPTICOS: tome alguns cuidados higiênicos com as unhas, evitando doenças



Nenhum comentário:

Postar um comentário